7 dicas para acelerar pequenas reformas ou obras

7 dicas para acelerar pequenas reformas ou obras

Pequenas_Reformas.jpg

As pequenas reformas ou obras não precisam ser sinônimo de atrasos e dores de cabeça. É claro que é um desafio deixar tudo pronto, cumprir o prazo estipulado pelos profissionais e evitar atrasos. Mas não é impossível, basta tomar algumas atitudes e fazer escolhas que acelerem o processo sem deixar de lado a qualidade e a estética do resultado final.

O planejamento e a organização são os primeiros passos para realizar todo o processo no prazo pretendido, por isso é importante ficar atento a alguns detalhes para aumentar a produtividade e diminuir os dias gastos na reforma.

No texto de hoje, você vai conhecer 7 dicas para saber como planejar e organizar para que tudo saia no prazo. Continue a leitura e comece agora mesmo a colocar seus projetos em prática sem atrasos!

1. Planeje com antecedência

Como você viu acima, a organização é o grande segredo das pequenas reformas ou obras que são feitas dentro do prazo estipulado. Por isso, planejar com muita antecedência é essencial para você não ter surpresas negativas ao ouvir o famoso: “vamos precisar adiar”.

O planejamento engloba a lista de materiais necessários e um cronograma de cada etapa do projeto, contando com possíveis percalços que podem aparecer. O planejamento ajuda a contabilizar os dias e deixar uma janela para resolver eventuais problemas sem comprometer o prazo da obra.

2. Pesquise a compra de materiais antecipadamente

Assim como o planejamento da obra, a organização da compra de materiais também é importante e pode atrapalhar ou ajudar no andamento dos trabalhos.

Se você pesquisa preços com antecedência, por exemplo, sabe onde estão as melhores ofertas e tem até tempo para ir a várias lojas e optar pelos itens que cada uma vende mais barato.

Então, é importante começar a pesquisar os preços dos materiais antes de iniciar a obra e já ter tudo comprado no dia em que ela for começar. Assim, além de economizar você também evita ter que parar toda a reforma só porque faltou um material que você se esqueceu de comprar.

3. Invista em tecnologia

A tecnologia chegou para ajudar em praticamente todas as profissões. E nas obras não é diferente: hoje, existem softwares de gestão de projetos e obras que foram produzidos por profissionais da área e ajudam no planejamento e, consequentemente, a não atrasar a obra.

Custos, materiais e tempo gasto são alguns dos pontos que o software detalha, assim como o acompanhamento de cada etapa, para nada passar em branco.

Dessa forma, além de reduzir o tempo, os custos acabam se tornando menores, por conta da organização que ele oferece, o que diminui as chances da compra de itens a mais do que você vai precisar.

4. Tenha cuidado na escolha dos fornecedores

Essa é uma dica valiosa, já que de nada adianta programar, planejar e organizar se os profissionais escolhidos não cumprirem o prazo combinado.

Busque referências das pessoas que vão trabalhar na sua obra e esteja sempre em contato com elas, perguntando sobre o prazo e procurando saber diariamente se tudo ocorreu conforme o planejamento.

O chefe da obra também é uma peça importante na hora de entregar o serviço no tempo combinado. É ele o responsável por manter a equipe focada, usando os equipamentos de segurança e seguindo cronograma proposto inicialmente. Ter um bom líder, com experiência no mercado e que saiba distribuir o trabalho entre os funcionários é fundamental.

5. Organize suas finanças

O orçamento da obra também deve estar sempre alinhado com suas expectativas e com o limite que você colocou para gastar nesse processo.

Infelizmente, é muito comum que as pessoas planejem a obra, mas não esquematizem muito bem o orçamento. Então, essas quebras podem ocasionar a paralisação dos serviços e, por consequência, adiar a finalização.

A dica para isso não acontecer é avaliar todos os detalhes da sua obra e pedir os valores dos funcionários que trabalharão nela e dos itens necessários para concluí-la. 

Depois, alinhe esses valores com o orçamento que você tem disponível e estabeleça as formas de pagamento para cada funcionário e, também, para as lojas de materiais de construção. Isso é essencial para que tudo ande conforme o planejado, sem precisar parar por falta de verba.

6. Mantenha as planilhas atualizadas

A organização não é só no primeiro momento em que você vai planejar sua obra. Ela é essencial em todo o período dos trabalhos. As planilhas de gastos e cronogramas de obras precisam ser atualizadas frequentemente, conforme a obra vai andando.

Essas atualizações permitem que você acompanhe a reforma ou a obra de perto e saiba o que está sendo gasto e quais etapas estão concluídas. Se algum problema acontecer, sua planilha estará atualizada e você saberá rapidamente em qual etapa ele ocorreu, sendo mais fácil de resolvê-lo sem perder muito tempo.

7. Considere mudar o que não está funcionando

Muitas vezes, mesmo planejando, algumas situações dão errado e determinados produtos não funcionam de acordo com o propósito da obra. Se isso acontecer com você, a dica é não insistir no que está dando errado, mas, sim, avaliar a possibilidade de mudar e substituir o que não funciona.

Por exemplo, às vezes você pode achar que quebrar ou pintar uma parede pode ser a melhor forma de mudar um ambiente. Porém, esse procedimento pode ser demorado e, ainda, é preciso avaliar se a parede em questão não possui colunas estruturais que podem comprometer a sustentação da casa.

Então, que tal substituir essa obra, que seria demorada, por uma pequena reforma? Você pode colocar um papel de parede nesse ambiente, investir em móveis e peças de decoração que transformam essa obra em algo mais simples e menos demorado.

Acelerar o processo das pequenas reformas ou obras é um desafio, já que a tendência natural é ocorrerem atrasos, e nunca terminar antes. Mas, com muita organização é possível seguir o cronograma sem sair do orçamento e terminar tudo no prazo estipulado.

Você tem mais alguma dica infalível para concluir sua obra no prazo? Conte para nós, escreva um comentário aqui embaixo!