Papel de parede x Adesivo de parede: Entenda as diferenças

Papel de parede x Adesivo de parede: Entenda as diferenças

Papel de parede X Adesivo

Quando um cliente pensa em uma reforma, muitas vezes não considera a proporção que uma obra pode tomar, não é mesmo? Às vezes, soluções práticas e lindíssimas, como a aplicação de papel ou adesivo de parede, pode renovar tanto o ambiente como uma nova pintura.

Além de deixar o projeto elegante, a instalação não causa transtornos durante a execução. Contudo, uma dúvida frequente é quando utilizar cada um dos materiais. Para entender as principais diferenças, confira nosso artigo e escolha o estilo que mais combina com os moradores!

Papel de parede

Investir na aplicação de papel de parede é uma alternativa incrível para o projeto de decoração. Como o revestimento tem ganhado mais força no Brasil, as opções de cores, estampas e texturas são imensas. Por isso, conheça as vantagens desse recurso prático:

Mais personalidade na decoração

Mudar a atmosfera de um cômodo da casa fica mais simples quando se decide utilizar papel de parede. Seja para criar um clima sóbrio, descontraído, básico ou divertido, as estampas revolucionam o ambiente!

Facilidade na limpeza e conservação

A resistência do papel de parede é outro ponto a ser destacado. No dia a dia, é possível conservar a limpeza com um espanador ou aspirador de pó. Se sentir necessidade de uma higienização mais profunda, misturar algumas gotas de detergente neutro em um balde com água e aplicar na parede de cima para baixo com um pano macio é o suficiente. Lembre-se de finalizar com um pano seco para retirar o excesso de umidade.

Aplicação

Como a sua fixação é delicada, exige que o serviço seja realizado por um profissional especializado. Afinal, necessita de cola especial, recortes e experiência para criar o alinhamento perfeito entre as faixas de maneira uniforme, mantendo o padrão do desenho escolhido.

É importante ressaltar a importância de medir toda a área a qual receberá a aplicação de papel de parede. Para não haver possíveis variações de cor entre os rolos, ter a medida em mãos ajuda a adquirir a quantidade necessária de papel em um único pedido.

Excelente custo-benefício

Embora a aplicação considere um investimento financeiro maior e necessite de mão de obra qualificada, com boa manutenção, sua durabilidade pode chegar a mais de 15 anos. Sem falar no acabamento de luxo e até mesmo acústico que o papel de parede oferece ao ambiente.

Adesivo de parede

A vantagem do adesivo de parede é a infinidade de possibilidades na aplicação, garantindo diferentes visuais. Se a intenção é inserir um detalhe na decoração de paredes, esse elemento é o indicado.

Versatilidade

O adesivo de parede pode ser ajustado em qualquer ambiente e conta com uma variedade de modelos e tamanhos. Essa flexibilidade colabora com diversos estilos de decoração, tanto projetos residenciais modernos como clássicos.

Fácil aplicação

Como o nome já diz, seu verso é autoadesivo. Mesmo assim, os produtos de qualidade vêm com espátula e manual com instruções passo a passo sobre como desenvolver a aplicação. Sua secagem tem duração de até 30 minutos.

Apesar de parecer uma tarefa simples, exige atenção para não correr o risco de formar bolhas de ar ou fixar a imagem desalinhada, pois, ao desgrudá-lo da superfície, é possível que rasgue ou perca a cola.

Cuidados especiais e durabilidade

Diferente dos papéis de parede, os adesivos de boa qualidade têm uma durabilidade razoável. Mas, cuidado: se o material for aplicado em paredes nas quais a luz do sol é direta, sua vida útil pode diminuir, ocorrendo o desbotamento das cores. A limpeza também pode ser feita com detergente e pano úmido.

Quando a ideia é substituir itens decorativos, como painéis, quadros e murais, o adesivo é uma opção. No entanto, se a finalidade do projeto é um revestimento de alta qualidade e elegância, os papéis de parede são mais indicados por conta do melhor acabamento.

Agora que você entende melhor sobre a diferença entre papel de parede e adesivo de parede, entre em contato com a gente e veja as opções de papéis de parede e as coleções que temos. Basta acessar a nossa página!