Descubra agora o que é um papel de parede digital

Descubra agora o que é um papel de parede digital

Papel de parede digital

É inevitável pensar em bagunça e muito trabalho quando o assunto é reforma, não acha? Mas quando o objetivo é transformar ambientes de uma construção, nem sempre é preciso quebrar paredes, nem mesmo lixá-las para aplicar uma nova tinta. Você conhece o papel de parede digital?

Usar um papel de parede digital pode ser o suficiente para mudar o estilo e a decoração de um cômodo. Neste artigo apresentaremos tudo sobre papéis de parede digitais, que são novidade no mercado. Então, basta continuar a leitura para ficar por dentro do assunto. Vamos lá?

O que é um papel de parede digital?

Os papéis de parede mais comuns atualmente são o tradicional e o digital, e ambos podem ser feitos em uma base de papel celulose — é, de fato, um papel, então não é indicado para áreas muito úmidas — ou vinílico/vinilizado — é feito com PVC, sendo mais resistente à umidade. Além disso, os dois tipos se equiparam em qualidade de revestimento e atendem às normas técnicas necessárias.

A diferença do papel de parede digital em relação aos demais encontrados no mercado é o grau de tecnologia empregado no processo de produção.

O papel tradicional, por exemplo, é preparado com técnicas manuais ou mistas, que utilizam maquinários mais comuns para transferir a estampa para o papel — com carimbos, serigrafia ou rolos de metal. Dessa forma é muito difícil fazer alterações nos desenhos ou qualquer tipo de personalização.

Com a tecnologia de impressão digital, na qual o desenho é transferido diretamente do computador para o papel com o auxílio de uma impressora, há grande flexibilidade e possibilidade de desenvolver desenhos e modificá-los quando desejado. Assim, a capacidade de atender melhor às necessidades do cliente é ampliada.

Como escolher o papel de parede ideal?

Escolher um papel de parede digital vai depender do estilo do cliente, uma vez que esse tipo de produto tem uma vasta possibilidade de estampas e cores — até mesmo degradê ou painéis criados por artistas. Por ser produzido sob demanda, ele não sai de linha ou acaba no estoque, além de serem entregues em prazos mais curtos do que os tradicionais, o que são excelentes vantagens.

Em ambientes pequenos, utilizar papéis de parede com estampas mais claras, tons de bege e cores neutras ajuda a aumentar a sensação de amplitude. O oposto também acontece — ao escolher tons escuros e estampas com desenhos muito grandes, o espaço fica aparentemente menor.

As listras também funcionam para causar sensações visuais, sendo as verticais ótimas para proporcionar ao ambiente a ideia de mais altura, enquanto as horizontais causam a impressão de que a área é mais larga.

É importante entender que existe uma grande diferença de qualidade entre papel de parede digital e adesivos — que muitas vezes são utilizados em decoração, mas não são indicados devido a qualidade inferior.

Como aplicá-lo?

Aplicar papel de parede exige menos trabalho do que realizar pinturas, mas é preciso seguir alguns passos para que o resultado seja perfeito e a durabilidade maximizada.

Primeiro verifique se a parede está em boas condições — não pode ter buracos, texturas irregulares e problemas de infiltração — e que a superfície esteja limpa e seca. Em seguida meça a parede que receberá a aplicação, para então cortar os rolos na altura necessária.

Os papéis estampados devem ser ajustados de modo que os desenhos fiquem contínuos de uma faixa para a outra. É importante posicionar bem cada parte do papel para um acabamento profissional e impecável.

O papel de parede digital é entregue em rolo e deve ser aplicado com cola, que é depositada em uma quantidade certa e deve ter o excesso retirado com uma esponja. Outro passo importante para que o papel fique lisinho e sem bolhas é alisar toda a superfície com uma espátula plástica durante a colagem.

E então, gostou de conhecer um pouco sobre o papel de parede digital? As possibilidades são muitas quando a intenção é deixar um espaço bem decorado e ainda mais bonito, e escolher um papel de parede com alguma estampa incrível é uma ótima ideia.

Que tal aproveitar para conhecer nossos produtos? Temos certeza que você encontrará modelos que vão agradar os seus clientes!