Aprenda como usar papel de parede no ambiente corporativo

Aprenda como usar papel de parede no ambiente corporativo

Fundo_Papel_Corporativo.jpg

O papel de parede é um revestimento extremamente versátil, podendo ser utilizado nos mais variados tipos de ambientes. Você sabia que também existe o papel de parede corporativo? Ele é usado para trazer modernidade e credibilidade para a empresa, valorizando a decoração e reafirmando a identidade da marca.

Se você tem dificuldades para escolher o papel para revestir as paredes do seu negócio, aprenda neste post quais são os tipos existentes e como escolher a melhor opção para você!

Porque escolher o papel de parede como revestimento?

O papel de parede é uma forma de decorar os ambientes que não exige reforma. Por isso, você pode transformar um espaço completamente sem muito esforço. Nos casos de ambientes corporativos, é uma opção interessante porque o trabalho não precisa ser interrompido para a instalação, como acontece nos casos de obras.

Além disso, o papel de parede não exige mão de obra especializada para a instalação, apesar de ser recomendada para um acabamento perfeito. Ele é conhecido por ter um custo inferior a revestimentos como porcelanatos e painéis, ao passo em que pode durar até 10 anos sem precisar ser trocado.

A manutenção desse tipo de revestimento também é muito simples de ser feita. Basta um pano úmido para mantê-lo higienizado e prolongar sua vida útil.

Quais são os tipos de papel de parede corporativo?

Para os ambientes empresariais existem diversos modelos de papéis de parede, e algumas dúvidas podem surgir na hora de escolher o ideal. Por isso, veja agora esses 5 tipos de papéis de parede corporativos e como eles podem ser aplicados.

Personalizados

A grande inovação desse tipo de revestimento é a personalização. Isso acontece porque hoje em dia existem os papéis de parede digitais, que tem sua estampa produzida no computador e impressa diretamente no papel. Não deixe de conhecer o papel de parede corporativo da Housed

Dessa forma, no caso de empresas, você pode não só trocar as cores das estampas dos papéis mais vendidos, como também criar uma estampa totalmente personalizada. Assim, é possível brincar com as cores da logo da empresa, ou investir em uma estampa que tem a ver com o tipo de serviço que a empresa presta.

Por exemplo, uma ótica poderia criar um papel de parede estampado com óculos, e uma empresa de publicidade consegue fazer um papel de parede estampado com capas de jornais ou pôsteres de propagandas famosas.

Padronizados

Estes talvez sejam os mais conhecidos papéis de parede: aqueles com padrões que se repetem, como arabescos, flores, listras e estampas geométricas. Entretanto, eles também são sempre reinventados, de modo a não ficar com aparência antiga ou cansativa.

Alguns desses padrões, como os triângulos, cubos e zig-zag estão em alta na decoração e na arquitetura. Por apresentarem texturas simples e neutras, podem ser aplicados em vários tipos de ambientes, inclusive os corporativos.

Temáticos

Os papéis temáticos também podem ser uma ótima opção para os ambientes corporativos. Ele pode ajudar a criar uma ideia do trabalho que a empresa realiza, dando a sensação de confiança para os clientes. É o caso, por exemplo, de empresas de turismo e viagem que usam papéis de parede com imagens de cartões postais conhecidos, como a Torre Eiffel, em Paris, ou imagens de praias paradisíacas.

Além disso, eles também podem ser usados para distinguir ambientes dentro de uma empresa. Assim, aplica-se um papel com tema de alimentação ou café na área da copa e da cozinha, outro papel na área de trabalho da empresa, outro na recepção e assim por diante. Com isso, é possível construir uma lógica na decoração do espaço corporativo, causando a sensação de organização, tanto para os funcionários quanto para os clientes.

Efeito 3D

O efeito 3D é causado por uma ilusão de ótica em papéis com desenhos geométricos que têm diferenças de luz e de sombra. Logo, você não precisa investir em um painel ou porcelanato 3D para conseguir esse efeito no ambiente corporativo.

Esse tipo papel de parede geralmente vem em cores neutras, deixando os ambientes modernos e elegantes. Por isso, é indicado para ambientes corporativos que também carregam essa essência, como é o caso de escritórios de advocacia, clínicas, imobiliárias etc. Isso porque eles dão a sensação de sobriedade para os serviços que exigem maior seriedade no contato com o cliente e na execução dos serviços.

Imitação de pedras e madeiras

Os papeis de parede também são produzidos imitando alguns materiais naturais, como pedras e madeiras. É o caso dos papéis com estampas de tijolos aparentes, pedras filetadas (como a São Tomé) e também de madeiras de demolição ou tábuas corridas.

Eles também vêm em cores claras ou escuras, facilitando sua aplicação em vários estilos de ambientes. Assim, são bastante versáteis e podem ser utilizados tanto em ambientes sóbrios quanto em lugares descontraídos.

Por terem essa aparência natural, facilmente se combinam com outras cores e até mesmo com outros papéis de parede. Você pode utilizar um papel de tijolos brancos e combiná-lo com um com estampa de folhagens, por exemplo.

Texturizados

As texturas também são aplicadas em diferentes papéis de parede, tanto os neutros quanto os coloridos. Existem papéis com estampas suaves e praticamente imperceptíveis que ganham vida com as texturas. É o caso daqueles canelados ou riscados que geralmente aparecem em tons de bege e marrom.

Entretanto, essas texturas também podem acontecer nos outros estilos de papel de parede corporativos citados acima, como os geométricos ou temáticos. Assim, a estampa aparece em alto-relevo, contribuindo para que o papel se destaque ainda mais no ambiente.

Como escolher o papel de parede corporativo?

Em um ambiente empresarial, a decoração bem pensada é fundamental para a funcionalidade e a praticidade do espaço, além de contribuir com a melhoria da produtividade dos funcionários. Ela também influencia o humor das pessoas, fazendo com que se sintam mais motivadas, tendo mais prazer e conforto no ambiente de trabalho.

Além disso, a decoração da empresa também causa impressões nos clientes, podendo ser utilizada como estratégia para ganhar a confiança deles. Por esse motivo, é recomendado que as empresas utilizem os papéis de parede nos tons do logo, reforçando a identidade da marca. Porém, se o logo tiver tons fortes e a empresa precisar transmitir sobriedade, a melhor opção é escolher papéis mais neutros, como os 3D e os texturizados.

Como você pôde perceber neste texto, o papel de parede corporativo é uma opção que ajuda a destacar os espaços, mas é preciso considerar o ramo de atuação antes de decidir o estilo ideal. Por isso, não se esqueça de contar com uma empresa especializada em papéis de parede para ajudá-lo na hora de tomar essa decisão.

E você, gostou das nossas dicas? Já conhece o papel de parede corporativo da Housed?