Decoração de luxo: saiba como usar papel de parede

Decoração de luxo: saiba como usar papel de parede

 Painel de parede modelo  Quadrante

Painel de parede modelo Quadrante

Um diferencial na decoração é sempre bem-vindo, não é mesmo? Afinal, ter um espaço harmonioso e aconchegante é importante para a qualidade de vida. Nesse contexto, surge o papel de parede, que pode ser decisivo para que uma decoração de luxo tenha sofisticação e elegância na medida certa. No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre o que avaliar ao usar esse item na casa ou em outro ambiente.

Combinação de tons, estampas, tamanhos e principalmente, preferência, são alguns dos aspectos que devem ser considerados ao selecionar as opções de papel de parede para um ambiente.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para que você use o papel de parede em diversos ambientes de forma correta, sem deslizes ou arrependimentos. Boa leitura!

Sala de estar

É nesse ambiente onde a família passa boa parte do tempo, sendo ideal para aqueles momentos de descontração e lazer. Então, antes de escolher um papel de parede, é importante que você leve isso em conta. Afinal, esse espaço deve ser aconchegante e familiar. Por isso, quanto mais agradável for a sala de estar, melhor.

Ao buscar por um papel de parede ideal para esse tipo de ambiente, opte por texturas. O estilo arabesco também é uma boa opção, já que segue uma linha mais clássica e elegante. No entanto, é preciso ter cuidado na combinação de cores e móveis quando usar esse modelo.

Lembre-se de que tons carregados e cores fortes devem ser selecionados com atenção, sempre pensando em todos os elementos que farão parte do espaço. Além disso, os objetos de decoração, como quadros e vasos, tornam o local mais personalizado.

Opte por itens que destacam o papel de parede e que tenham harmonia entre si. Os tapetes também devem ser considerados antes de escolher a estampa e a cor para a sala de estar. Mas, busque sempre harmonizá-los com o papel de parede para ter o resultado ideal, certo?

Quarto de casal

Quando o assunto é papel de parede no quarto do casal, muitas dúvidas podem surgir, principalmente se deseja uma decoração de luxo. Afinal, é preciso encontrar um equilíbrio ao construir um ambiente que agrade os dois. Tons claros, que sejam neutros, são uma excelente escolha.

O quarto deve transmitir aconchego, mas sem deixar a personalidade de lado. Por isso, encontrar um meio-termo é essencial. Então, invista em papéis de parede com estilo clássico e tradicional.

O estilo mais clássico pode ser uma alternativa interessante para o espaço, já que as cores costumam ser neutras e claras. É importante que o casal esteja de acordo e procure por tons e estampas que sejam ideais para os dois.

Quarto infantil

Já no quarto infantil, é possível trabalhar com mais possibilidades e transformar o ambiente dos pequenos em um espaço divertido. Antes de selecionar estampas, cor, textura e outros aspectos, é necessário considerar a idade da criança, personalidade e gosto pessoal.

Nada adianta utilizar um papel de parede se ele não for compatível com a idade de quem utiliza o ambiente no dia a dia.

Por exemplo, caso o quarto seja decorado para um bebê, talvez o ideal seja apostar em tons mais claros e com estampas geométricas discretas. Nesse caso, é importante pensar no conforto e em transmitir tranquilidade para a criança.

Já para crianças maiores, consultar as ideias e opiniões talvez seja uma boa opção. Alguns preferem papéis de parede temáticos, com personagens. Já outros optam por um estilo mais discreto e com estampas clássicas.

Uma dica é estilo escandinavo, que conta com algumas opções interessantes para quartos infantis.

Cozinha

Nesse ambiente também pode ser usado papel de parede e transformá-lo com uma decoração de luxo. No entanto, é preciso cuidado, principalmente na escolha de estampas. A cozinha é um espaço utilizado por todos os membros da casa e muitas vezes é o local que a família se reúne, conversa e prepara as refeições juntos.

Por isso, a escolha da decoração é fundamental para transmitir a personalidade da família. Nesse ambiente, é interessante optar por tons que combinem com móveis, paredes e itens decorativos.

O papel de parede, quando utilizado na cozinha, deve ter alta durabilidade e ter algumas especificidades necessárias para esse espaço. Então, ao escolher um material, fique atento a esses aspectos para não tomar a decisão errada.

Escritório

Seja em casa ou em uma sala mais ampla, um escritório organizado e com uma bela decoração de luxo influencia até mesmo na produtividade e na qualidade do trabalho. Por isso, nesse espaço é essencial usar elementos que reflitam a personalidade da empresa ou da pessoa que frequenta o local.

Uma decoração moderna, contemporânea ou clássica? Primeiro, é necessário entender qual o estilo que você procura para o ambiente.

Se quiser investir em um ambiente mais clássico, talvez os papéis de parede em estampadas geométricas seja uma boa opção. Outra dica é usar o arabesco e combiná-lo com tons mais escuros, transmitindo uma visão mais profissional para os clientes ou para quem utiliza o espaço.

Lavabo e banheiros

No lavabo o uso de papel de parede é possível. Entretanto, assim como no caso da cozinha, esse ambiente exige um cuidado maior, já que é um local com umidade. Por isso, investir em materiais de alta qualidade ou impermeáveis seja a melhor escolha.

Em lavabos, pode-se utilizar o papel de parede pois o contato com a umidade é menor. Já em banheiros não é recomendado, uma vez que o material que estamos falando é um papel a base de celulose e que não combina com água.

Quando o assunto é a decoração e combinação de papéis de parede em lavabos, é interessante usá-lo em um espaço menor. Sabemos que o cômodo é um dos menores ambientes da casa, por isso, é importante ficar atento aos tamanhos.

Para uma boa escolha do papel de parede, é importante analisar alguns pontos como tom, estampa e personalidade de quem vive diariamente no ambiente. Afinal, é essencial construir um local que transmita conforto, mas que seja decorado com elegância. Usar o papel de parede na decoração de luxo é possível quando algumas dicas são colocadas em prática.

Então, levar em conta o tipo de ambiente e quais são os materiais e tons mais adequados é essencial para garantir um espaço sofisticado.

Gostou deste conteúdo? Que tal continuar aprendendo? Conheça também esses 5 papéis de parede que podem ser utilizados em diversos ambientes!