Papel de parede para casa: como escolher o ideal para seu projeto

Papel de parede para casa: como escolher o ideal para seu projeto

 Papel de parede modelo  Desalinho

Papel de parede modelo Desalinho

O sucesso de uma boa decoração depende de quanta atenção você dá detalhes, e a escolha do papel de parede tem papel fundamental. Grande parte dos projetos mais sofisticados de design de interiores lança mão dos wallpapers para dar efeitos que as pinturas não são capazes de fornecer.

Então, é hora de você, como decorador, revolucionar os seus projetos e seguir a tendência da Europa e dos Estados Unidos — que praticamente não usam mais pinturas para o desenvolvimento de projetos de design de interiores mais complexos. Afinal, quanto mais versáteis e diversos forem seus projetos, mais renome você ganhará no mercado, atingindo públicos cada vez mais exigentes e sofisticados.

Quer conhecer tudo sobre a escolha de papel de parede para casa? Então, continue a leitura e descubra como escolher o ideal para seu projeto!

Avalie o tipo de decoração escolhida

O papel de parede deve combinar com os estilos de decoração. Atualmente, existem 4 estilos de decoração em alta:

1. Clássica

A decoração clássica se inspira no estilo vitoriano inglês, que lembra o século XIX. É caracterizada pelo uso de móveis com design antigo de madeira maciça, muitas tapeçarias, quadros com moldura grossa e ornamentada, além de muitos objetos de decoração, como vasos e castiçais.

Neste caso, então, o papel de parede deve contribuir para o ar "imperial" do ambiente. Recomendamos papéis de paredes com padrões de flores clássicas — como nas capas de livros encapados com tecidos ou com detalhes dourados ou, ainda, que imitem paredes antigas e desgastadas pelo uso.

2. Vintage

Na decoração vintage, busca-se voltar ao passado mais recente, como a década de 1960. Nela, os móveis coloridos são muito bem-vindos: sofás amarelos, geladeiras vermelhas, cadeiras rosas, etc. Também são destaques os pôsteres nas paredes e vinis como objetos de decoração.

Para esse estilo, os papéis de parede podem ser de cores vivas sólidas, como o polka doted (bolinhas) e, até mesmo, a imitação de tijolinhos expostos.

3. Futurista

Essa é a decoração de quem quer se sentir no futuro e está investindo em equipamentos high tech. Os grandes destaques desse estilo são os móveis com suporte em inox e alumínio, os formatos arredondados e angulares, além da ênfase no preto, no branco e no cinza. Também, tudo que for uma forma inovadora de iluminar o ambiente é bem-vindo.

Os papéis de parede, neste caso, são preferencialmente feitos com cores sólidas, que podem ser combinadas em várias paredes de um mesmo ambiente.

4. Minimalista

No minimalismo, evita-se sobrecarregar a decoração com muita informação. Todos os detalhes são escolhidos a dedo: as cores são preferencialmente pastéis, sem uma variação muito grande na paleta. Os móveis devem ter um design arrojado e, de preferência, feitos sob encomenda com algum designer de renome. Objetos de cores vivas são desejados, desde que sejam únicos para se destacar no ambiente.

Os papéis de parede são essenciais na composição desses ambientes e devem ser dos seguintes tipos: padrões de listras, tracejados ou cores sólidas. O efeito fosco ou de tecido também estão em alta atualmente.

Avalie a personalidade do cliente

Seja qual for o estilo de decoração escolhida, é essencial avaliar a personalidade do cliente. Ele deve ser ouvido com atenção e consultado em qualquer escolha. No caso dos papéis de parede, essa tarefa é ainda mais fácil. As tintas geralmente só mostram seu efeito real após a aplicação e podem gerar decepções. Com os wallpapers, não há esse problema.

Por isso, abuse quando for mostrar suas ideias para o cliente. Qualquer loja de confiança não vai ter receio em lhe oferecer amostras grátis. Com isso, você pode testar à vontade e garantir que o seu cliente se apaixone pelo seu projeto.

Pense no local onde ficará o papel

Os papéis de parede são extremamente versáteis e podem ser utilizados em todos os ambientes — também podendo escolher aplicá-los em uma só parede. Você deve pensar qual é a melhor decisão para compor o ambiente.

Por exemplo, em paredes com lareira, você pode aplicar um papel de parede somente nela para criar um contraste com o resto da sala. Isso ajudará a destacar essa peça. Sim, os wallpapers são excelentes para realçar determinados elementos da decoração.

Foque na paleta de cores

Como você deve ter visto no primeiro item, a paleta de cores dos papéis de parede tem a função de criar a harmonia do ambiente, além de determinar seu estilo. Os mais renomados decoradores, na verdade, falam que a arte do design de interiores é a arte do domínio da paleta de cores.

Uma cor escolhida da forma errada acaba com todo o projeto. Por isso, escolha sempre um fornecedor de papéis de parede de qualidade e com diversas opções. É um erro recorrer a papéis de lojas de departamento. É preciso escolher um serviço especializado que ofereça a opção de imprimir produtos personalizados para a sua necessidade.

Pense em estampas de acordo com a necessidade do ambiente

Por fim, é essencial conhecer os efeitos dos padrões de estampa no ambiente. Você sabia, por exemplo, que os padrões de listras verticais ajudam a deixar o ambiente com uma aparência mais ampla? Ao mesmo tempo, elas também são excelentes para dar uma impressão de um pé-direito maior e isso confere imponência ao ambiente.

Além disso, em ambientes pouco iluminados, os papéis de parede claros podem aumentar a reflexão da luz, ajudando a criar um ambiente mais confortável para as pessoas.

Com todas essas funcionalidades, os papéis de parede se tornam os queridinhos dos decoradores. Afinal, é impossível ter tanta versatilidade com as tintas tradicionais. Ademais, o custo de pintura é muito mais elevado do que a instalação dos papéis, ainda mais se a arte projetada para as paredes for complexa. Por essa razão, um designer de interiores deve começar a entender bem como escolher o papel de parede para casa em seus projetos.

Quer conhecer uma empresa especializada que leva a sério a arte dos papéis de parede e que lhe ajudará a alcançar o sucesso dos seus projetos? Então, entre em contato com a Housed e conheça as ideias que temos a oferecer!