Decoração com plantas: 3 dicas para transformar ambientes!

Decoração com plantas: 3 dicas para transformar ambientes!

Decoração com plantas

O verde invadiu todos os ambientes da casa! Hoje em dia, com o dia a dia corrido das pessoas, acaba sendo impossível tirar algumas horinhas para apreciar a natureza, não é mesmo? Por isso, a decoração com plantas é uma solução muito valorizada.

Afinal, o contato com a natureza dentro de casa traz uma sensação de pausa e nos afasta do cotidiano urbano — além de deixar os ambientes mais bonitos, aconchegantes e harmoniosos.

Para conseguir um resultado excelente para essa composição, é essencial pesquisar o tipo de espécie que combinará com o seu projeto residencial, seu estilo de vida, e qual se adaptará melhor com a área interna e externa da residência.

Neste post, apresentaremos algumas dicas para deixar seu espaço mais verde e algumas opções de plantas adequadas para ambientes externos e internos. Confira!

Dicas de decoração com plantas

Tanto em espaços internos como externos, estabelecer diferentes alturas, volumes, cores e texturas é interessante para criar um efeito visual agradável.

O importante é não ter medo de combinar. Apenas lembre-se de colocar juntas as plantas que prezam pelas mesmas condições de iluminação e cuidados. Confira nossas ideias e inspire-se!

1. Use verde na parede preta

Um cômodo com paredes pintadas de preto pode ser extremamente elegante. Fazer a instalação de vasos com folhagens em variados tons de verde harmoniza muito bem com o fundo escuro. Apostar nessa composição causa dramaticidade e sofisticação, principalmente nas salas de estar.

2. Crie uma sombra particular

Quem é adepto ao conceito de floresta urbana sabe que as plantas têm a capacidade de deixar os ambientes mais acolhedores. Desse modo, uma forma contemporânea de trazer a natureza para o espaço interno é optar pelas espécies de grande porte.

As melhores plantas para esse tipo de decoração são a licuala — que chega a 3 metros de altura —, palmeira-ráfia, cheflera e jiboia, que geralmente é utilizada como planta pendente, mas também pode ser cultivada como trepadeira em local com meia-sombra.

Um local excelente para fazer aplicação dessas espécies é entre um sofá e outro. Como essa composição é um pouco mais tradicional, uma planta de grande porte dá um frescor à decoração convencional da sala.

3. Aposte nos jardins suspensos

Se o projeto for realizado em um apartamento pequeno, não pense que as plantas devam ser instaladas em pequenos vasos em uma cantoneira da área de serviço. Uma ótima saída é investir em plantas pendentes.

Assim, mesmo com a falta de espaço, é possível deixar a casa mais fresca. Para isso, escolha um dos cantos do cômodo e aplique folhagens que se adéquam melhor ao espaço. Inclusive, se o jardim for criado dentro do banheiro, verifique as espécies que preferem ambientes úmidos. Elas existem e transformarão o banheiro em um verdadeiro SPA!

Mas não pense que o jardim suspenso é solução apenas para espaços compactos. É possível criar ótimas combinações em ambientes amplos, essencialmente equilibrando com um fundo de papel de parede geométrico.

Opções de plantas para ambientes internos e externos

Existem plantas para variados tipos de decoração e estilos de vida dos moradores: espécies que exigem muita água, pouca água, sol intenso, sombra permanente. Por exemplo, os cactos são os mais famosos e excelentes escolhas para ambientes externos, mas também é possível colocá-los dentro de casa, desde que estejam posicionados em locais com luz solar direta.

Nos ambientes internos, a espécie pacová harmoniza muito bem, principalmente pelo fato de preferir locais com menos incidência de luz do sol. As zamioculcas também se adaptam perfeitamente ao clima interno. Quanto às regas, é preferível que sejam feitas uma vez por semana. Já a dracena-de-madagascar é ótima para ambientes externos, mas exige regas diárias.

É bom destacar que as plantas não só embelezam o ambiente, como ajudam a umidificar o ar, inspiram a criatividade e diminuem o estresse.

Se você curtiu este post com algumas dicas para decoração com plantas, aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais. Acompanhe todas as nossas atualizações no FacebookInstagram e Pinterest!